Início :)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Curiosidade: Os 04 Temperamentos Básicos

A mais de 2000 a.C. Hipócrates já descreveu os quatro temperamentos básicos do ser humano.Apesar dos avanços da medicina, podemos verificar que eles ainda permanecem bastante atuais.

Hipócrates (460 a 370 a.C.) é frequentemente chamado de Pai da Medicina. O interesse de Hipócrates pelas características do temperamento é notável. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu os quatro temperamentos: o sanguíneo, o melancólico, o colérico e o fleumático.

Emanuel Kant, filósofo alemão, foi provavelmente o que mais influência teve na divulgação da idéia dos quatro temperamentos na Europa. Embora incompleta, a sua descrição dos quatro temperamentos em 1798 foi bem interessante:

A pessoa sanguínea é alegre, esperançosa; atribui grande importância àquilo que esta fazendo no momento, mas logo em seguida pode esquecê-lo. Ela tem intenção de cumprir suas promessas, mas não as cumpre por nunca tê-las levado suficientemente a sério a ponto de pretender vir a ser um auxílio para os outros. O sanguíneo é um mau devedor e pede constantemente mais prazo para pagar. É muito sociável, brincalhão, contenta-se facilmente, não leva as coisas muito a sério, e vive rodeado de amigos. O sanguíneo, embora não sendo propriamente mau, tem dificuldade de cometer seus pecados; ele pode se arrepender, mas sua contrição (que jamais chega ser um sentimento de culpa) é logo esquecida. Ele se cansa e se entendia facilmente com o trabalho, mas constantemente se entretém com coisas de somenos – o sanguíneo carrega consigo a instabilidade, e o seu forte não é a persistência.

‘As pessoas com tendência para a melancolia atribuem grande importância a tudo o que lhes concerne. Descobrem em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer situação notam primeiro as dificuldades.

‘Não fazem promessas com facilidade, porque insistem em cumprir a palavra e pesa-lhes considerar se será ou não possível cumpri-la. Agem assim, não devido a consideração de ordem moral, mas ao fato de que o interrelacionamento com os outros preocupa sobremaneira o melancólico, tornando-o cauteloso e desconfiado. É por esta razão que a felicidade lhe foge.

‘Dizem do colérico que ele tem a cabeça quente, fica agitado com facilidade, mas se acalma logo que o adversário se dá por vencido. Ele se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Sua reação é rápida mas não persistente. Mantém-se sempre ocupado, embora o faça a contragosto, justamente porque não é perseverante; prefere dar ordens, mas aborrece-o ter que cumpri-las. Gosta de ver reconhecido o seu trabalho e adora ser louvado publicamente. Dá muito valor às aparências, à pompa e à formalidade; é oprgulhosos e cheio de amor próprio. É avarento, polido e cerimonioso; o maior golpe que pode sofrer é uma recusa a obedecerem suas determinações. Enfim, o temperamento colérico é o mais infeliz por ser o que mais provavelmente atrairá oposição.

Fleumático significa falata de emoção e não preguiça; implica uma tendência a não se emocionar com facilidade nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistência. A pessoa fleumática se aquece vagarosamente, mas retém por mais tempo o calor humano. Age por princípio, não por instinto; seu temperamento feliz pode suprir o que lhe falta em sagacidade e sabedoria. Ela é criteriosa no trato com as pessoas e geralmente consegue o que quer, persistindo em seus objetivos, enquanto, aparentemente, esta cedendo aos outros.”

Gostou? Então me diga qual temperamento é o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário