Ahaaaa viajar, quem não gosta! Quem não quer!
Mas o que fazer quando a vontade é maior que o bolso, ou quando a vontade é maior que a possibilidade, literalmente (já que não possuo passaporte).
Eu AMOOOO viajar, seja no sentido literal ou figurado, mas estamos falando aqui no sentido literal, real da palavra e eu neste sentido, infelizmente viajei pouco. :(
Porém, não podemos perder as esperanças, eu por exemplo tenho como base a minha própria irmã, que ha um ano atras nunca tinha saído do país e atualmente conhece a metade dos estados do EUA, 04 países da Europa (Inglaterra, França, Holanda e Itália) e o México, e olha que ela só esta começando. Enfim, aprendi que em um ano muita coisa pode acontecer.
Uma das dúvidas mais recorrentes que tinha era em relação a necessidade do passaporte para viajar a certos destinos. Para mim o passaporte sempre seria necessário, contudo descobri ha alguns anos que não. :) O que me deixou muitíssimo feliz, já que como disse anteriormente, ainda não possuo passaporte. Ainda!!
Descobri que mesmo quem não tem passaporte, pode entrar em vários países apenas com a Cédula de Identidade Civil (RG), mas ATENÇÃO serve somente a Identidade Civil (RG), ou seja, NÃO SERVE COMO DOCUMENTO OFICIAL PARA CRUZAR A FRONTEIRA, mesmo sendo um documento com foto, seja por via aérea, marítima ou terrestre, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou a Carteira de Identidade Profissional (no meu caso a minha carteira da OAB), ou a CTPS (Carteira de Trabalho) e ou Titulo de Eleitor.
Outro fato importante, é que o RG precisa estar em bom estado e você tem de estar reconhecível na foto. Por mais simples que pareça para quem já é um veterano em cruzar fronteiras, essa é uma questão que muitas vezes impede uma viagem internacional. Então fique Alerta.
Você não precisa de passaporte e pode viajar somente com o RG para: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
E quando você já possui um passaporte, vem outra preocupação, o Visto.
Assim como o passaporte, alguns países aceitam o ingresso dos turistas brasileiros em seus respectivos territórios sem a necessidade do visto, mas somente o passaporte, porém, fica as suas burocracias referente a permanência do turista, e isso varia de país para país.
A não exigência de visto também não significa burocracia zero. Alguns países podem exigir a apresentação de certas garantias, como confirmação de hospedagem, passagem de volta e comprovante de que possui dinheiro suficiente para se sustentar no país durante a permanência. Lembre-se também de que a não exigência de visto é válida para viajantes com previsão de estada temporária (geralmente, o prazo para permanência sem visto é de 90 dias, mas isso varia de país a país).
Outrossim, entradas para estudo, trabalho ou residência definitiva exigem vistos específicos.
Os viajantes de plantão podem embarcar sem medo nos 67 países logo abaixo, mas sempre se precavendo com suas exigências. Segundo o Itamaraty:
- África do Sul
- Alemanha
- Andorra
- Antilhas Francesas
- Argentina
- Áustria
- Bahamas
- Barbados
- Bélgica
- Bolívia
- Bósnia Guiana
- Bulgária
- Chile
- Colômbia
- Coréia do Sul
- Costa Rica
- Croácia
- Dinamarca
- Equador
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Filipinas
- Finlândia
- França
- Geórgia
- Grécia
- Guatemala
- Honduras
- Holanda
- Hong Kong
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Israel
- Itália
- Liechtenstein
- Luxemburgo
- Malásia
- Marrocos
- México
- Mônaco
- Namíbia
- Noruega
- Nova Zelândia
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Romênia
- Rússia
- San Marino
- Sérvia
- Suécia
- Suíça
- Suriname
- Tailândia
- Trinidad e Tobago
- Tunísia
- Turquia
- Ucrânia
- Uruguai
- Vaticano
- Venezuela
Países que permitem o brasileiro estudar mesmo com visto de turista (por 90 dias).
– África do Sul
– Alemanha
– Costa Rica
– Espanha
– França
– Irlanda
– Itália
– Malta
– Nova Zelândia
– Reino Unido
– Suíça
Bora fazer as malas! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário