- Os benefícios do colágeno e da gelatina
O colágeno é uma proteína que é encontrada em abundância em nosso organismo, é constituído cerca de 30% do total de proteínas do nosso corpo e 6% do nosso peso total, presente nos tecidos de sustentação da pele, tendões, ossos e cartilagens. De acordo com algumas pesquisas feitas, após os 25 anos de idade, nosso organismo vai diminuindo gradativamente a produção de colágeno, por este motivo o consumo de gelatina é importante, pois têm contribuído para essa reposição, tanto como ingrediente para esta ajuda ou até mesmo como sobremesa ajudando a manter os cabelos, unhas e hidratando a pele, proporcionando maior resistência, crescimento, espessura e brilho deixando-a mais saudável e com umaaparência ainda mais bonita.
O que muitos não sabem é que a gelatina é um produto extraído do colágeno, principalmente do colágeno bovino que contém alguns fragmentos de proteínas que são absorvidas pelo nosso intestino e nos fornece aminoácidos, estes são fundamentais para a reconstituição dos nossos ossos, e também para aregeneração de articulações, por este motivo é muito importante adicionar a gelatina em seus hábitos alimentares.
Para termos um organismo saudável precisamos repor em média um grama de colágeno por quilo de peso corporal esta precisa ser ingerida diariamente, pois ele é responsável pela reparação dos músculos e também é responsável pela sustentação da pele.
Quando chegamos aos 50 anos de idade, nosso corpo produz apenas 35% do colágeno necessário. Podemos então supor que esta diminuição do colágeno pode estar ligada diretamente ao envelhecimento, pois quando há uma diminuição da taxa de colágeno, consequentemente ocorrem determinadas coisas no nosso corpo como músculos enfraquecidos e flácidos, diminuindo a densidade dos ossos, as articulações e os ligamentos perdem sua elasticidade e força, conseqüentemente, a cartilagem responsável por envolver as articulações se torna fraca e porosa, ocorre à diminuição da espessura do fio capilar fazendo com que os cabelos perca o brilho, a pele se torna mais fraca, desidratada e perde a elasticidade podendo ocasionar rugas e estrias.
Para prevenir essas doenças é preciso sempre ter uma boa alimentação, contendo nas mesmas diversas tipos de carnes que são fontes de colágeno, principalmente as carnes vermelhas. Entretanto, para conseguirmos a quantidade ideal de colágeno que nosso organismo necessita, seria impossível por meio de uma alimentação convencional, ou seja, é preciso produtos que são capazes de repor nossas necessidades diárias, alimentos que podem nos proporcionar melhoras e que aumentem nossa resistência física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário